Compete ao formador ou professor:
a) Identificar as necessidades de formação de cada candidato;
b) Participar no processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, integrando, quando necessário, o júri de certificação;
c) Promover e realizar ações de formação;
d) Desenvolver atividades de acompanhamento e documentos de apoio aos processos de qualificação dos adultos;
e) Integrar a Comissão de Avaliação e Certificação, quando designado pelo coordenador.
O formador ou professor deve ser detentor das seguintes habilitações:
a) Para a vertente escolar do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências ou da formação, habilitação para a docência em função da área de competências -chave em que intervém e, preferencialmente, experiência profissional no âmbito da educação e formação de adultos ou no âmbito do reconhecimento, validação e certificação de competências;
b) Para a vertente profissional do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências ou da formação, habilitação para o exercício das funções de formador e experiência na área profissional visada, e preferencialmente experiência profissional no âmbito do reconhecimento, validação e certificação de competências.